Aposentados até 12 de agosto terão 13º do benefício antecipado

 

                Após reivindicação acirrada da Central Nacional dos Aposentados- CNAPI e da COBAP - Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas pela manutenção do adiantamento da primeira parcela do 13º das aposentadorias, concedida desde 2006, o governo resolveu manter a antecipação do benefício. O aposentado que tiver benefício liberado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 12 de agosto, já terá direito ao adiantamento da primeira parcela do 13º. “Esse é um direito conquistado pelos aposentados desde 2006 e todo ano precisamos reavivar esse direito. Após tantas injustiças com a categoria, a antecipação do benefício está garantida em 2017”, afirmou o presidente da COBAP, e Vice-Presidente da CNAPI, Warley Martins.

 

                A gratificação natalina deverá ser depositada com a folha de pagamentos de agosto, entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro, datas que variam de acordo com o número final do cartão do benefício. A antecipação será de 50% do benefício para quem já estava recebendo em janeiro e proporcional a quem passou a receber depois. Para definir o valor do abono, o INSS calcula o benefício devido ao segurado desde o dia do pedido. A operação pode ser feita por telefone, na Central 135, ou pelo site www.previdencia.gov.br.

 

                O desconto do Imposto de Renda (IR) será cobrado somente na segunda parte do abono, paga na segunda parcela do 13º, nos meses de novembro e dezembro. Os segurados que recebem auxílio-doença também receberão antecipação proporcional ao período do benefício, que é temporário. Os benefícios concedidos a partir de 13 de agosto serão pagos em uma única parcela, entre novembro e dezembro.

 

Com informações da Cobap